FELIZ NATAL E BOAS FESTAS! :)
A APDAF DESEJA A TODOS UMAS BOAS FESTAS E UM SANTO NATAL! :)
BEM-VINDOS! Este ano, a selva entrou pela APDAF. Venham conhecer-nos :)

discurso

Decorreu no passado sábado, dia 06 de janeiro de 2018, mais uma das nossas grandes Festas de Reis, este ano sob o tema "A Selva". Por entre danças, representações, muita alegria e muitos sorrisos, o nosso atual Presidente, Nuno Clemente, fez questão de dirigir uma palavra de especial apreço a todos os presentes e a todos aqueles que diariamente nos apoiam, nas mais diversas formas, a qual queremos agora partilhar com todos vós: 

"Obrigado pela vossa presença aqui, hoje, nesta grande festa que é a Festa dos Reis, uma festa que organizamos para todos vós e que é, a par das Marchas Populares e do Dia Mundial da Criança, um dos pontos altos da nossa atividade anual.

Em 2017, a APDAF completou, a 2 de maio (data da celebração da escritura) e a 2 de Setembro (data da abertura das instalações para o ATL), 15 anos de vida. Foram 15 anos cheios de projetos e realizações mas com um começo envergonhado, longe de imaginar que teria a dimensão que hoje tem. Iniciámos, apenas com a valência de ATL e com um número reduzido de crianças, porque o tempo que nos deram para converter a antiga escola primária em espaço de ATL, foi tão somente um fim de semana, quase em tempo de início de ano letivo, altura em que a maioria dos pais já tinham arranjado solução para os filhos.

Iniciámos porque as direções de pais da escola primária e do jardim de infância, à data, perceberam que a alteração do horário normal para duplo manhã/tarde iria trazer um problema acrescido a muitas das famílias e, numa conjugação de esforços, fundaram a Apdaf, sendo nessa data eleitos para a Direção o Carlos Vareta, a Manuela Pereira, a Sissi e a Fátima Jerónimo, tentando colmatar a lacuna que existia na nossa Cidade. Iniciaram, assim, a difícil tarefa de construir e consolidar a Associação para a Promoção e Dinamização do Apoio à Família.

Nunca perdendo de vista o apoio às famílias de Ourém, crescemos e, passados 15 anos, temos um total de 350 crianças divididas nas valências de creche, AAAF  e  CATL 1.º ciclo e 2.º ciclo. Mas porque as famílias não são apenas as crianças, iniciámos há cerca de 1 ano as atividades no Centro de Dia e no Apoio ao Domicilio no Alqueidão, local onde os nossos seniores passam dias alegres e cheios de atividades. Porque também trabalhamos para as famílias carenciadas, fornecemos, ao abrigo do Programa Cantinas Sociais, refeições diárias e ao abrigo da medida 1 do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas distribuímos géneros alimentares e bens de primeira necessidade. Prestamos ainda apoio psicológico às nossas crianças, seniores e familiares através do Gabinete de Apoio Psicológico e Social (GAPS) e, há dois anos, embarcámos na aventura de criação de um Centro Local de Desenvolvimento Social (CLDS 3G), centro este que tem como parceiros o Município de Ourém, a Segurança Social, a ACISO, o Jardim Infantil de Ourém e a Insignare e cujo objetivo é, uma vez mais, apoiar as famílias carenciadas do Concelho ao nível de emprego e outros apoios sociais.

Somos, neste momento, cerca de 70 funcionários, distribuídos pelas várias valências e pelos vários projetos. Temos um passado do qual nos orgulhamos. Temos um presente cheio de desafios e temos sonhos que, no futuro, queremos concretizar.

Para breve, e com o apoio do Município, teremos uma significativa requalificação dos espaços interiores e exteriores da APDAF sede, a antiga Escola Primária de Ourém, construída há cerca de 40 anos e que grita por intervenções com vista a dar mais conforto e segurança às nossas crianças. Estas mesmas obras irão requalificar o espaço exterior que serve, também, o Centro Escolar Santa Teresa.

Aproveitamos para agradecer ao município, na pessoa do Senhor Presidente, todo o apoio que nos foi e é concedido, nas mais diversas atividades, e que nos tem permitido continuar a melhorar as condições das Nossas Crianças e dos Nossos Séniores.

Há cerca de dois meses, recebemos a visita do Diretor Distrital da Segurança Social de Santarém, acompanhado pelo Senhor Presidente da Câmara e de alguns técnicos do Município aos quais apresentámos alguns dos projetos e anseios para o futuro.

 E entre eles, gostaríamos de obter a aprovação da Segurança Social para a instalação de um lar no Alqueidão, no mesmo local, cedido pelo Município, onde funciona o nosso Centro de Dia e que desejamos ver alargado.

Gostaríamos de apostar no desenvolvimento do ATL de 2.º ciclo, aumentando a capacidade aprovada do espaço para 40 crianças e a comparticipação da Segurança Social para o máximo dessas mesmas crianças (agora, apenas 7 são comparticipadas). Estas duas situações juntas dar-nos-iam um novo vigor financeiro a esta valência que é, neste momento, por si só, inviável financeiramente.

Também há cerca de 2 meses, tomou posse uma nova direcção, encabeçada por mim, que assumiu a difícil missão de gerir esta Associação num período complicado quer ao nível financeiro quer ao nível de outros pontos fundamentais para o funcionamento atual e futuro da APDAF. Há muitas decisões difíceis a tomar que irão ser determinantes a médio/longo prazo e que poderão assegurar, ou não, a continuação dos vários serviços que atualmente oferecemos, ou mesmo assegurar, ou não, a sobrevivência da APDAF.

Não estranhem algumas dessas decisões. Acreditem que tudo o que fazemos é única e somente para garantir os melhores serviços para os Nossos Utentes, PARA OS NOSSOS FILHOS, PARA OS NOSSOS SÉNIORES. Para garantir as melhores refeições, para garantir os melhores espaços para as crianças brincarem, estudarem, crescerem e para os Séniores ocuparem o seu tempo de forma agradável e útil… para garantir os melhores profissionais e as melhores experiências.

Somos uma Instituição dinâmica. Não paramos e não nos conformamos. E disso faremos bandeira até nos deixarem, até conseguirmos e enquanto houver esperança. Porque temos um espaço (ou vários espaços) onde as crianças crescem felizes e os séniores se mantêm ativos e alegres. E é só isso que deve importar.

Uma palavra de agradecimento à Comissão de Eventos, pelas atividades que nos tem proporcionado e delas tirado mais-valias, levando o nome da Apdaf por outros concelhos.

Ainda uma palavra aos Encarregados de Educação. Obrigado pela vossa confiança diária. Obrigado por nos escolherem e por nos “entregarem” os vossos filhos sem hesitar. Vocês são parte fundamental do nosso sucesso. Contamos convosco para nos ajudarem a levar este projecto que é a APDAF a “bom porto”. Agradeceremos as vossas opiniões, as vossas sugestões, o vosso apoio e, sempre que necessário, cá estaremos para vos ouvir.

Para finalizar, uma última palavra aos nossos incansáveis colaboradores que, ano após ano, e muitas vezes, fora das normais horas de trabalho, planeiam, organizam, ensaiam as crianças, criam cenários e conseguem trazer-nos este bonito espectáculo que é a Festa dos Reis. O meu muito obrigado a todos eles. Vocês são a alma da APDAF! Para todos eles, uma grande salva de palmas.

Obrigado!"


Parcerias