A APDAF DESEJA A TODOS UMAS BOAS FESTAS E UM SANTO NATAL! :)
BEM-VINDOS! Este ano, a selva entrou pela APDAF. Venham conhecer-nos :)

Apdaf Sénior Cofinanciadas pelo PRODER, e com a cedência dos edifícios pelo Município através de contrato de comodato, foram criadas novas respostas sociais da APDAF na vertente sénior - Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio. 

A criação destas respostas surgiu aliada ao aumento da esperança média de vida, às alterações do ritmo de vida da população adulta e, consequentemente, à indisponibilidade das redes familiares e de solidariedade para darem resposta às necessidades dos nossos idosos.

O Diagnóstico Social do concelho de Ourém, referente ao ano de 2011, tendo por base os Censos de 2001, indica 876 idosos residentes na freguesia de Nossa Senhora da Piedade, citando o envelhecimento demográfico como uma das problemáticas sociais existentes no concelho. No mesmo documento é evidenciada a ausência de ocupação e valorização do tempo dos idosos, sendo diagnosticado o isolamento e a solidão como dois pontos fracos da problemática do Envelhecimento. Como indicador, o Diagnóstico Social, menciona apenas uma representação de 1% na freguesia no que concerne às respostas Centro de dia e SAD.

O Plano de Desenvolvimento Social destaca como prioridade a prevenção e o combate à solidão e isolamento dos idosos, tendo como eixo de intervenção o retardamento da institucionalização do idoso, assegurando a sua segurança e proporcionando-lhe o melhor acompanhamento.

A abertura destas respostas representa a minimização das carências evidenciadas no Diagnóstico Social e no terreno comunitário, contribuindo para a promoção da qualidade de vida dos idosos e para diminuição dos efeitos nefastos da solidão associados ao envelhecimento.

Parcerias