BEM-VINDOS! Este ano, a selva entrou pela APDAF. Venham conhecer-nos :)
Aulas de Ginástica abertas para todos os séniores!
Clique para saber mais :)
Dance, ria, pratique :) Permita-se envelhecer de forma ativa e saudável

A APDAF privilegia a formação de parcerias, no sentido de estabelecer acordos de cooperação com outras entidades e organismos da nossa comunidade. Estas parcerias podem ser estabelecidas entre entidades públicas ou privadas, individuais ou coletivas, e têm como objetivo a promoção de intervenções de cariz económico ou social.

As parcerias que a APDAF estabelece funcionam como uma estratégia organizacional com vista à otimização da sustentabilidade da Instituição e também como meio de resposta para muitas situações de emergência social. De entre as várias vantagens que acreditamos existir nestas parcerias, destacamos: a compatibilidade de objetivos estratégicos, o aumento da rentabilidade, a confiança, a melhoria de acesso à informação, o fortalecimento das intervenções e a melhoria da capacidade de resposta.

Destacamos as parcerias mantidas pela APDAF e as que poderemos vir a formar, no âmbito deste nosso projeto de Rede Local de Intervenção Social:

a. Câmara Municipal de Ourém - mantemos protocolo de cooperação nas nossas diversas respostas sociais. Utilizamos as instalações de antigas escolas do município, através de contrato comodato (APDAF sede e APDAF Sénior), onde exercemos as nossas respostas.

b. Centro Distrital da Segurança Social – protocolo de cooperação nos nossos serviços de Creche, ATL, Serviço de Apoio ao Domicílio e Cantinas Sociais. 

c. Comissão de Proteção de Crianças e Jovens – a APDAF faz parte do grupo alargado de ação da CPCJ, havendo troca de informações entre técnicas frequentemente.

d. Centro de Saúde de Ourém – através de iniciativas de rastreios, atividades e sensibilização junto das crianças.

e. Ministério Público – o Gabinete de Apoio Psicológico e Social da APDAF recebe notificações por parte desta entidade no sentido de fazer a supervisão de visitas parentais. Posteriormente são emitidos relatórios e pareceres por parte das técnicas que acompanham os casos (este serviço abrange não apenas utentes da APDAF).

f. Polícia de Segurança Pública – estabelecer parcerias no âmbito da formação, sensibilização da população, divulgação de medidas de segurança à comunidade, muitas vezes somos o elo de ligação. Participação nos programas Escola Segura, "Estou aqui" e no projeto "Eu faço como diz o Falco". 

g. Proteção Civil de Ourém e Bombeiros Voluntários de Ourém – divulgação de informações, alertas, promoção de medidas de proteção à comunidade, simulacros, workshops. 

h. Empresas do concelho – cooperação no sentido de haver donativos e voluntariado, na execução de diversas atividades da Instituição.

i. Centro de Emprego e Formação Profissional de Tomar – divulgação de formações, promoção de algumas medidas nomeadamente ao nível da contratação CET.

j. Agrupamento de Escolas IV Conde de Ourém – coordenação das AAAF e colaboração em dinâmicas no CATL 1º ciclo.  

k. Comissão Social de Freguesia – a APDAF integra este projeto, a nível executivo, e ainda disponibilizou as suas técnicas para os atendimentos e acompanhamentos deste serviço.

l. Clube Atlético Ouriense e Juventude Ouriense – duas associações da nossa comunidade com a quais diariamente fazemos intercâmbios, quer a nível de apoio com a troca de carrinhas para o transporte de crianças, quer por vezes na cedência de espaços ou em promoção de atividades. 

m. Academia de Música Banda de Ourém (AMBO), Ourearte e Arabesque – entidades de cariz cultural para as quais fazemos diariamente transporte de crianças para atividades extra-curriculares e que colaboram igualmente connosco na promoção de atividades, por exemplo, nos períodos de pausas letivas.

n. Associação de Pais – colaboração ao nível da organização e dinamização de eventos. 

o. OurémViva – outro organismo do nosso concelho com o qual criamos parceria ao nível da cedência de instalações e apoio na logística das nossas diversas atividades anuais.

 

Parcerias